sábado, março 31, 2007

ENTRA PARA A VIDA DE SANTO.

ENTRAR PARA A VIDA DE SANTO



Tenho Casa aberta já vai para 8 anos, e hoje uma pessoa me perguntou se eu tinha medo de ser Zelador de santo, porque hoje em dia ser babalorixá (Zelador) é muito fácil.

Então comecei a pensar no inicio de tudo, lá o começo, quando eu era Evangélico, durante vinte e cinco anos (como tempo passa), fui criado dentro de Igreja Evangélica (isto é assunto para outro dia).

ENTÃO IMAGINA O TAMANHO DO MEU MEDO.
Eu conversava sempre com meu Orixá (OXUM), pedia para não deixar acontecer isso (abrir casa). Eu brincava com as pessoas, dizendo, (eu abro e fecho minha todo dia quando saio para trabalhar).


Mas chegou ao ponto que não dava, mas, demorei a aceitar que deveria abrir minha casa de santo, neste meio tempo já estavam aparecendo filhos para mim, então pedi a Oxum, que me dessa compreensão e aceitação quando chegasse à hora (isso não é papo de zelador não eu tinha medo mesmo). Mas entreguei na mão dela.
Hoje com 8 anos d casa aberta, se você me perguntar se valeu acena, eu te digo, gostaria de não ter aberto. Pessoas que só quer aparecer dizer são raspadas (já reparou, que é difícil você encontrar alguém com menos de quatro anos de feito, sempre tem, mas de 5 anos, ninguém hoje em dia quer ser Yao, esquece que sendo Yao é que vc consegue o axe ( Energia mágica, universal sagrada do orixá. Energia muito forte, mas que por si só é neutra. Manipulada e dirigida pelo homem através dos orixás e seus elementos símbolos. O elemento mais precioso do Ilê é a força que assegura a existência dinâmica. É transmitido, deve ser mantido e desenvolvido, como toda força pode aumentar ou diminuir, essa variação está relacionada com a atividade e conduta ritual. A conduta está determinada pela escrupulosa observação dos deveres e obrigações, de cada detentor de axé, para consigo, ser orixá e para com seu ilê. O desenvolvimento do axé individual e do grupo impulsiona o axé de ilê. O axé dos iniciados está ligado, e diretamente proporcional a sua conduta ritual - relacionamento com seu orixá; sua)). ((Comunidade)). Suas obrigações e seu babalorixá. A força do axé é contida e transmitida através de certos elementos e substâncias materiais, é transmitido aos seres e objetos, que mantém e renovam os poderes de realização. O axé está contido numa grande variedade de elementos representativos dos reinos: animal, vegetal e mineral, quer sejam da água - doce ou salgada - da terra, floresta - mato ou espaço urbano. Está contido nas substâncias naturais e essenciais de cada um dos seres animados ou não, simples ou complexos, que compõem o universo. () Em minha casa, eu faço assim, algumas pessoas pode achar errado, mas são as minhas verdades: digo que candomblé é igual a casamento.
1º vc tem de paquera, namora, noiva e depois casar ,
E na vida real às vezes o casamento não dá certo.Vida de santo é assim também. Por isso quando pedem para entrar para minha casa, eu digo, que vão ficar de experiência pelo menos seis meses, para ver como é (para não dizer e cigana me enganou). Por mas absurdo que seja, já vi pessoas escolhendo casa de santo, por que foi toque e pomba-gira do pai de sto é bonita, por que gosta da mãe Pequena (casa de candomblé vc escolhe, mãe pequena é sorte amigo). Voltando ao que interessa. Do um ebo primeiro, depois de seis meses o 1º obori, do oboroi ate a feitura , leva pelo menos mas dois anos, por ai vc ve um pouco se compensa ( mesmo teu santo colocou essa pessoa atrevida em teu caminho, é por que vc pode ajudar em alguma coisa)
Não necessariamente tenha de ser teu filho de santo, vc pode ajudar e dar caminho a esta pessoa
Raspar é facil, coneço gente que já fez isso até com Prestobarba, quero ver é se
guar a onda.