segunda-feira, junho 04, 2007

O GRANDE PROBLEMA DA RELIGIÃO!


Antigamente, uma pessoa que se iniciava, antes tinha toda uma vida social ativa dentro de sua roça. Existia o estágio de Abyan, que muitos excluiram de suas vidas. Em determinados casos o tempo de "conhecimento" entre o filho e o zelador levava de 3 a 5 anos podendo ser até mais, nunca menos. Pergunte a uma pessoa de uma casa tradicional se ela entrou pra casa fazendo santo. Não se assuste se a pessoa ler disser o tempo que esperou, pois assim era o correto. Costumo dizer: vida de santo é igual a casamento, vc tem de paquerar, namorar, noiva e casar. Conhecer a casa, o ambiente, as pessoas e acima de tudo quem vai colocar a mãozinha no seu Orí e acima de tudo uma responsabilidade. Hoje em dia as pessoas vão a um toqu de Exu conhece o Exu da Casa e se apaixona por ele, e entra para casa por causa do exu, mas esquece que não é este exu que vai por a mão em seu Ori (Pelo menos, na minha época não era, não sei hoje em dia). Deve-se primeiro decidir se aquilo é o que quer, se aquele axé lhe condiz, se concorda com o zelador, essas coisas. O Abyan é uma fígura muito importante, serão nossos futuros Egbomi. Passar o estágio como Abyan é uma honra que todos devem seguir sem se preocupar com futuros cargos que só ostentam uma falsa posição as pessoas, que muitas vezes não possuem brilho próprio e precisam da religião para "aparecer". Outro fator é o número de casa abertas nos últimos 15 anos. Assustador, é quase o triplo da média anterior onde só se abria casa com cargo e não com dinheiro no melhor estilo pagou, levou. Esse enchimento do mercado causou um sério dano à religião colocando a frente de algumas casas, pessoas no mínimo desqualificadas e na pior das hipóteses, oportunistas que viram no COMÉRCIOBLÉ uma mina de ouro. Os mais velhos são os mais bem tratados, porém aqui viram um produto da chantagem dos maus zeladores. Não me cabe aqui citar nomes, mas, há muito deles entre os ditos "grandes" sacerdotes da religião, que não passam de aporveitadores que quiseram compensar sua falta de saber e de amor ao Orisa "comprando" esses mesmos mais velhos. Ai eu pergunto: De quem é a culpa?
Existe pessoa viciada em candomblé, eu dou o apelido que meu pai sempre fala: AXE DE KADINHO (um cadinho daqui, um cadinho dali).CONHECO CASOS DE PESSOAS QUE JAMAIS PODERIAM ESTAR COM UM CANDOMBLÉ ABERTO... EM TRADICIONAL ASÉ. Duas categorias que estão acabando no Candomblé...O Abiã e a Mokotona. O primeiro, porque os Zeladores pegam "gente a laço na rua" e colocam no interior da casa e raspam. O segundo, porque todo mundo de uns anos pra cá nasceu com cargo de Zelador. Pergunte a uma pessoa nova de santo que vc não conhece, a resposta sempre ele tem, mas cinco anos, ninguém, mas tem ano, dois ans, três anos de santo, acho que estão nascendo com cinco agora.

O YAWÓ SAIU DA CASA, AGORA QUER VOLTAR!! E AGORA???











O Iyawò saiu da casa. ele agora quer voltar.Por descontentamento, discordância de pontos de vista ou às vezes, por imaturidade. Algumas vezes o Iyawò acaba por se afastar do Asè onde nasceu. Passado algum tempo ele resolve voltar...Em sua opinião, qual é o tipo de conduta que o Babalorisà ou Iyalorisá deverá ter numa situação dessas?
Por que não?Depende muito de qual o motivo do afastamento. mas de forma geral. Apesar da maluquice e vulgarização que existe hoje em dia, onde todo mundo se diz baba/yalorixá, não vejo o posto como brincadeira. Baba/yalorixa é um cargo sacerdotal. É amor pela fé. Aprendi com minha Yá Elaine D’Oxala é pra toda vida!.
É uma situação muito difícil, principalmente quando o Yao nasceu na sua casa, vc acolheu, criou, ensinou e etc...., ai ele some e volta depois de alguns anos, o amor de pai fala mais alto, vc acaba acolhendo a pessoa novamente. Isso só não aconteceu lá em casa por um motivo, o qual a saída da pessoa foi uma coisa muito desagradável, inclusive com ofensas. Acho que quem deve determinar se o filho poderá voltar ou não é o orixá da casa, o dono ou dona da casa, através do jogo. Se o yawo saiu, na volta certamente haverá problemas para se reintegrar, as outras pessoas poderão não aceitar, a convivência será difícil, perde-se a confiança naquela pessoa... nós, como seres humanos, podemos errar e tomar decisões precipitadas, mas Orixá não erra. A decisão que o jogo trouxer certamente será a melhor para todos.

COM CERTEZA, A DECISAO DO ORIXÁ É SOBERANA!Acontece que na maioria das vezes, os problemas se passam a nível de relacionamentos pessoais e não de orixá. Assim os orixás em sua sabedoria, misericórdia e entendimento das fraquezas humanas, costumam sempre 'passar a mão por cima' e aceitar de volta. Aí é que entra o questionamento? O orixá 'permitiu' o retorno (quando ordena é diferente, ai não tem jeito, é cumprir e ponto) Em teoriaEm teoria acho que aí se aplica a parábola do filho pródigo. Muitas vezes este que se desentendeu, expôs o que pensou e se afastou, foi mais honesto com o sacerdote que muitos que ficam ali feito santinhos mas que pelas costas metem o pau no sacerdote. Claro que o sacerdote teria que aceitá-lo de volta, se fosse sacerdote na essência, pois, em essência, qualquer pessoa que exerce tal papel teria que ser extremamente sábia e saber que tais coisas acontecem e que fazem parte do crescimento da pessoa que ele tem que orientar. Na prática, contudo, somos seres humanos com nossas vaidades, egos e incompatibilidades... E de que adianta aceitar um iaô de volta, se quando for meter a mão na cabeça dele se tiver sentimento de ódio ou desejar que ele se acaba com uma vida espiritual , ou ainda, fazer a obrigação por "obrigação".Mas uma vez uma situação que é muito particular e cada caso será avaliado de uma forma diferente.
Sair de uma casa é uma decisão muito séria. Não deve ser feito em um momento de raiva. O impulso pode custar muito caro. Se o orí não sabe o que fazer, tire férias! 1,2,3,4,5... Tantos anos bastarem para dirimir as dúvidas existentes. Entendo que desde o momento que vc retirou seu igba da casa, dando a cabeça a terceiros e em alguns casos, até farí feito. Não acho que seja ético uma volta.Problemas para o Zelador e para o iniciado. Se tem dúvida, tire férias!!!! "Não cuspa no prato em que vc comeu". Por isso joge , abra seu jogo, ver o que teu orixadiz, independente do que as pessoas possam achar. Lembre-se . Quem comanda sua casa é o teu Orixá. Não é vc que comanda o Orixá.
Uma vez ouvi....Casa de santo: uns merecem e outros precisam. Quem merece fica, quem precisa usa e vai embora...e já vai tarde...
Tem certos filhos que não serve para certas casas. Tem certas casas que não serve para certos filhos.
Porém:Eu muito particularmente sou muito AMOR e dou sempre a palavra aos ORISAS. Eu jamais COMANDO ... SOU comandado. POIS SEREI ETERNO YAWO PERANTE MEU ORIXA.